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sábado, 20 de agosto de 2011

Atividades do TP6


1) Tema
Coordenadas cartesianas

2) Perfil dos alunos
A atividade foi realizada na Escola Municipal Professora Maria Marcília de Rezende na zona rural de Lagoa Dourada – MG com as turmas do 7º ano A e 7º ano B. As turmas são formadas por alunos com idades entre 11 e 14 anos. São alunos participativos, com bom nível de aprendizagem e uma boa disciplina.

3) Conceitos Matemáticos
Plano cartesiano, reflexão, translação, eixo de simetria, ampliação e rotação.

4) Objetivos:
Traçar planos cartesianos e localizar pontos no plano. Realizar reflexões, translações e ampliações de figuras. Permitir que o aluno observe a mobilidade que pode ser dada a uma figura, a relação entre os sinais das coordenadas e a sua localização nos quadrantes.

5) Procedimento/Metodologia
As turmas foram divididas em duplas e as atividades foram adaptadas ao mapa da região de Lagoa Dourada com o auxílio do Geogebra. Como a escola se localiza na zona rural, e ainda não temos o acesso a internet e nem uma sala funcional de multimídia, a construção do mapa foi levada pronta. A proposta da atividade era que os alunos pudessem ter realizado a construção do mapa no Geogebra. A origem do plano cartesiano foi modificada de uma atividade para outra, para que os alunos possam observar as mudanças nas coordenadas

6) Atividades
1) Localize, no mapa abaixo, as cidades por meio de coordenadas cartesianas, e indique o par correspondente a cada cidade:
a) Lagoa Dourada              
b) Resende Costa                          
c) Oliveira                           
d) Campo Belo                      
e) São João Del Rei                         
f) Perdões     
      
Atividade 9
Examine o triângulo de vértices R (1, 2), S (3, 3) e T (4, 1) da Figura 5 abaixo.
Vamos multiplicar a primeira coordenada de cada vértice por -1 e ver o que
acontece.
Atividade 10
a) Desenhe em uma folha quadriculada um triângulo cujos vértices são P (1, 1), Q (2,-3) e R (4, 0). Faça a translação do triângulo PQR três unidades para cima. Escreva as coordenadas de cada vértice obtido.
b) Descreva o procedimento que você utilizou para realizar o movimento de translação.

Atividade 11
Desenhe em uma folha de papel quadriculado um triângulo cujos vértices são M (-1, 1), N(1, 0) e L (-1, -1). Depois multiplique as duas coordenadas de cada vértice por 3. Desenhe o novo triângulo. O que é este novo triângulo em relação ao original?   
   
7) Avaliação
A avaliação aconteceu durante todo o processo que ocorreu em quatro aulas. Os alunos do 7º ano não tinham estudado sistema de coordenadas, mas tinham estudado em geografia latitude e longitude. Fizemos uma aula para ensinar e três para desenvolver as atividades. Os alunos ficaram surpresos ao perceberem a matemática envolvida na geografia e vice-versa. E ficaram surpresos ainda ao perceberem que, mudando os sistemas de coordenadas (triângulos) podemos fazer uma rotação, translação e ampliação do desenho. No geral, a avaliação foi muito positiva para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos envolvidos. 

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