1) Tema
Festa Junina
2) Perfil dos alunos
O trabalho foi realizado na Escola Municipal Maria Marcília de Rezende na zona rural de Lagoa Dourada – MG com as turmas do 7º ano A e 7º ano B. As turmas são formadas por alunos com idades entre 11 e 14 anos. São alunos participativos, com bom nível de aprendizagem e uma boa disciplina.
3) Conceitos Matemáticos
Construção e organização de tabelas :
Relações entre variáveis:
Noções de função:
Construção de gráficos:
4) Objetivos:
Possibilitar experiências concretas aos alunos para que eles fortaleçam suas intuições sobre crescimento linear, relações entre variáveis e gráficos.
5) Procedimento/Metodologia
Fizemos uma leitura coletiva do texto sobre a festa junina e a sala foi dividida em grupos onde eles desenvolveram as atividades propostas.
6) Atividades
1. Quanto você vai gastar na festa da igreja se você for à pescaria 3 vezes? E na festa da escola?
2. E se você for à pescaria cinco vezes, quanto você gastaria em cada festa?
3. Preencha as tabelas abaixo:
FESTA DA IGREJA
Nº de idas à pescaria | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
Gastos |
FESTA DA ESCOLA
Nº de idas à pescaria | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
Gastos |
4. Encontre duas equações: uma que relacione o gasto de cada criança com o número de vezes que ela usou a barraca da pescaria na festa da igreja, e outra que faça a mesma coisa para a festa da escola.
5.Coloque em um plano cartesiano os dados de suas tabelas. No eixo horizontal, coloque o número de vezes que você poderá pescar, e no eixo vertical, o gasto correspondente. Faça um gráfico para a festa da igreja e outro para a festa da escola.
6. Faça novos gráficos da festa da igreja supondo que o preço da entrada passe de
3 reais para:
a) 2 reais b) 1 real c) 5 reais
7. Faça novos gráficos da festa da igreja supondo que o preço da pescaria passe de
1 real para:
a) 2 reais b) 3 reais c) 5 reais
8. Até quantas idas à pescaria compensa ir à festa da escola, e a partir de quantas idas à
pescaria compensa ir à festa da igreja?
7) Avaliação
A avaliação aconteceu durante todo o processo através de observações e da participação dos alunos, realização das atividades propostas e a entrega das atividades na próxima aula. Quase todas as atividades propostas foram desenvolvidas pelos alunos sem grandes dificuldades com exceção da atividade nº 4, para encontrar a equação que relacione o gasto de cada criança com o uso da barraca de pescaria, acredito que esta atividade seria melhor desenvolvida no 8º e 9º ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário