1) Tema
Como montar meu escritório.
2) Perfil dos alunos
A atividade foi realizada na Escola Municipal Professora Maria Marcília de Rezende na zona rural de Lagoa Dourada – MG com as turmas do 7º ano A e 7º ano B. As turmas são formadas por alunos com idades entre 11 e 14 anos. São alunos participativos, com bom nível de aprendizagem e uma boa disciplina.
3) Conceitos Matemáticos
Tabelas, operações matemáticas, análise combinatória.
4) Objetivos:
Possibilitar aos alunos a percepção que a presença da análise combinatória em nosso dia – a – dia é bem maior do que muita s vezes imaginamos. Trabalhando com análise combinatória estamos envolvendo o conceito de números, a ação de contar, as construções de padrões, a generalização de padrões, possibilitando a elaboração de fórmulas que nos permitam contar de forma mais rápida e eficiente.
5) Procedimento/Metodologia
A sala foi dividida em duplas e cada dupla desenvolveu a atividade à sua maneira. Alguns fizeram tabelas, outros o diagrama de árvore e outros queriam identificar logo apenas observando as imagens qual tinha o maior e o menor valor.
6) Atividades
1) Quantas opções diferentes tem um consumidor que quer comprar uma das cadeiras e duas das mesas diferentes anunciadas a seguir? Em qual delas ele gasta mais? E menos?



Mesa Estante Mesa Compacta Mesa Classic
R$ 107,00 R$ 150,00 R$ 75, 00



Cadeira Giratória Cadeira Diretor Cadeira Classic
R$ 51,00 R$ 119,00 R$ 117,00
7) Avaliação
A avaliação aconteceu durante todo o processo através de observações e da participação dos alunos durante as atividades em geral foi uma atividade produtiva e alguns alunos identificaram apenas com observação nas imagens em qual combinação se gasta mais e em qual se gasta menos, outros alunos tiveram que fazer todas as combinações para chegar a uma conclusão, mas todos resolveram com muita tranqüilidade as atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário