Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Atividade nº 09 do TP5- página 66


1) Tema
Como montar meu escritório.

2) Perfil dos alunos
A atividade  foi realizada na Escola Municipal Professora Maria Marcília de Rezende na zona rural de Lagoa Dourada – MG com as turmas do 7º ano A e 7º ano B. As turmas são formadas por alunos com idades entre 11 e 14 anos. São alunos participativos, com bom nível de aprendizagem e uma boa disciplina.

3) Conceitos Matemáticos
Tabelas, operações matemáticas, análise combinatória.

4) Objetivos:                
Possibilitar aos alunos a percepção que a presença da análise combinatória em nosso dia – a – dia é bem maior do que muita s vezes imaginamos. Trabalhando com análise combinatória estamos envolvendo o conceito de números, a ação de contar, as construções de padrões, a generalização de padrões, possibilitando a elaboração de fórmulas que nos permitam contar de forma mais rápida e eficiente.

5) Procedimento/Metodologia
A sala foi dividida em duplas e cada dupla desenvolveu a atividade à sua maneira. Alguns fizeram tabelas, outros o diagrama de árvore e outros queriam identificar logo apenas observando as imagens qual tinha o maior  e o menor valor.

6) Atividades
1) Quantas opções diferentes tem um consumidor que quer comprar uma das cadeiras e duas das mesas diferentes anunciadas a seguir? Em qual delas ele gasta mais? E menos?


                       
Mesa Estante                       Mesa Compacta                       Mesa Classic
 R$ 107,00                               R$ 150,00                                R$ 75, 00




                             

Cadeira Giratória                   Cadeira Diretor                       Cadeira Classic
R$ 51,00                                 R$ 119,00                                    R$ 117,00
                                

7) Avaliação
A avaliação aconteceu durante todo o processo através de observações e da participação dos alunos durante as atividades em geral foi uma atividade produtiva e alguns alunos identificaram apenas com observação nas imagens em qual combinação se gasta mais e em qual se gasta menos, outros alunos tiveram que fazer todas as combinações para chegar a uma conclusão, mas todos resolveram com muita tranqüilidade as atividades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário