Pesquisar este blog

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Atividade – etapa 2 do TP1- página 161

1) Tema
Impostos nas contas de luz
2) Perfil dos alunos
O trabalho foi realizado na Escola Municipal Maria Marcília de Rezende na zona rural de Lagoa Dourada – MG com as turmas do 7º ano A e 7º ano B. As turmas são formadas por alunos com idades entre 11 e 14 anos. São alunos participativos, com bom nível de aprendizagem e uma boa disciplina
3) Conceitos Matemáticos
Construção de tabelas e gráficos:
Leitura de gráficos:
Operações com números decimais:
Unidades de medida:
Média e estimativa:
4) Objetivos:
Possibilitar que os alunos reconheçam que todos os cidadãos pagam impostos, inclusive eles, tais como ICMS, IPI entre outros.                     Que eles possam identificar os impostos na conta de luz  e poder fazer a leitura da conta de luz, sabendo descriminar o quanto paga por cada serviço prestado a eles e sua família.
5) Procedimento/Metodologia
Todos os alunos trouxeram uma conta de luz para ser trabalhado em sala de aula. Foi retirado um texto do livro TP1 do Gestar sobre impostos, “ A carga tributária do brasileiro”, junto com uma situação problema (página 159).Identificando assim alguns impostos diretos e indiretos que são cobrados de todos os brasileiros.


6) Atividades
Quais são os impostos que você pode identificar na sua conta de luz?
Qual foi o valor mensal de cada imposto? E o total mensal?
Com base nesta conta de luz, como você calcula os impostos pagos em um ano?
Quanto será o valor da conta de luz se fossemos isentos desses impostos?
De acordo com o gráfico mostrado na sua conta de luz em qual mês foi gasto mais energia? Quantos KWh você gastou neste mês? Qual mês foi gasto menos energia? Quantos KWh você gastou neste mês?
Monte uma tabela com as informações de faturamento:
Construa um gráfico com as informações Parcela x Valor da tabela acima:
Quantos por cento os tributos representam da sua conta de luz?


7) Avaliação
A avaliação aconteceu durante todo o processo através de observações e da participação dos alunos e discussão das atividades propostas. Alguns alunos não levaram as contas que foram pedidas, mas como imaginei que isso aconteceria, levei algumas das minhas contas de luz, de modo que nenhum aluno ficasse sem a sua conta de luz para fazer as atividades. Apesar das explicações iniciais para resolvermos as atividades muitos alunos tiveram dúvidas para encontrar o que foi pedido na conta de luz, já alguns fizeram toda a atividade sem nenhuma ajuda. Foi uma atividade muito boa de fazer com os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário