Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

Atividade nº 11 do TP2- página 90

1) Tema
100 metros rasos

2) Perfil dos alunos
O trabalho foi realizado na Escola Municipal Maria Marcília de Rezende na zona rural de Lagoa Dourada – MG com as turmas do 7º ano A e 7º ano B. As turmas são formadas por alunos com idades entre 11 e 14 anos. São alunos participativos, com bom nível de aprendizagem e uma boa disciplina

3) Conceitos Matemáticos
Operações com números decimais:
Arredondamento de números decimais:
Média aritmética:
Organização de dados:
Construção de gráficos.

4) Objetivos:
Possibilitar aos alunos os estudos de certos conceitos matemáticos através de uma atividade esportiva.

5) Procedimento/Metodologia
Durante as aulas de Educação Física os alunos se dividiram em grupos:
a) Calçados e com calça
b) Descalços e com calção
c) Calçados e descalços
d) Descalços e com calção.
O professor de Educação Física registrou o rendimento de cada aluno dos seguintes grupos citados acima. Cada aluno percorreu no mínimo 3 voltas os 100metros. Todos os resultados foram anotados e levados para a aula de Matemática, onde desenvolvemos as atividades

6) Atividades
1) Cada aluno deverá arredondar para apenas duas casas decimais os seus tempos, em segundos, referente aos 100 metros rasos que você percorreu:
2) Cada aluno deverá calcular qual foi o seu tempo médio em suas corridas:
3) Os alunos deverão se dividir em grupos e calcular o tempo médio de cada grupo:
4) Qual é o tempo médio dos meninos do 7ºA na corrida dos 100 metros rasos?
5) Qual é o tempo médio dos meninas do 7ºA na corrida dos 100 metros rasos?
6) Anotar o valor superior e inferior de cada aluno em relação ao rendimento médio e calcular o quanto cada membro do grupo está acima ou abaixo do rendimento médio do grupo:
7) Cada grupo deverá construir um gráfico com os nomes dos participantes e o tempo médio de cada um.
8) O que você poderia fazer para melhorar seu tempo médio? Você acha que uma bermuda adequada e um tênis ajudariam? Por quê?

7) Avaliação
A avaliação aconteceu durante todo o processo através de observações e da participação dos alunos tanto nas aulas de Educação Física quanto nas aulas de Matemática, realização das atividades propostas e a entrega das atividades. Alguns alunos tiveram dificuldades em calcular a média de seus tempos mais tiramos todas as dúvidas com mais algumas atividades e explicação sobre médias.






Nenhum comentário:

Postar um comentário