Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Atividade nº 11 e 12 do TP3- página 97 e 98

1) Tema
O universo das formas
2) Perfil dos alunos
O trabalho foi realizado na Escola Municipal Maria Marcília de Rezende na zona rural de Lagoa Dourada – MG com as turmas do 7º ano A e 7º ano B. As turmas são formadas por alunos com idades entre 11 e 14 anos. São alunos participativos, com nível de aprendizagem razoável e uma boa disciplina.
3) Conceitos Matemáticos
Dimensões; Área; Poliedros; Prismas; Pirâmides; Poliedros regulares.

4) Objetivos:
Representar objetos não planos no plano, visualizar objetos a partir de sua representação plana, identificar poliedros, prismas e figuras planas associadas, caracterizar o conceito de semelhança em polígonos e poliedros, analisar polígonos regulares adequados para revestir superfícies, identificando suas propriedades, caracterizar poliedros regulares e semi – regulares.
5) Procedimento/Metodologia
Fizemos uma breve revisão de geometria com relação aos nomes de figuras planas, conceitos, áreas, perímetro e propriedades. Foi apresentado aos alunos as planificações de diversos poliedros com seus respectivos nomes. Os alunos coloriram, recortaram e colaram dando forma aos poliedros então estudamos as propriedades de cada poliedro e fizemos uma exposição na escola com as construções geométricas

6) Atividades
a) Cole triângulos eqüiláteros de modo a unir 4 em um vértice. Prossiga do mesmo modo até conseguir fechar o poliedro. Quantas faces ele tem?
b) Cole triângulos eqüiláteros de modo a unir 5 em um vértice. Prossiga do mesmo modo até conseguir fechar o poliedro. Quantas faces ele tem?
c) Cole quadrados de modo a unir 3 em um vértice. Prossiga do mesmo modo até conseguir fechar o poliedro. Quantas faces ele tem?
d) Cole pentágonos regulares de modo a unir 3 em um vértice. Prossiga do mesmo modo até conseguir fechar o poliedro. Quantas faces ele tem?
e) Recorte, dobre e construa os seguintes sólidos geométricos:
Prisma triangular;  Prisma pentagonal;  Prisma hexagonal;  Pirâmide de base quadrada;  Pirâmide de base pentagonal; Octaedro; dodecaedro; icosaedro. 









7) Avaliação
Esta atividade foi muito legal para trabalhar os conceitos de sólidos geométricos, os alunos gostaram de “ colocar a mão na massa” e poder construir , cada um, os seus poliedros. Os trabalhos ficaram tão bem elaborados que fizemos uma exposição na Escola com os sólidos geométricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário