Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Aula 3 do AAA5- página 71


1) Tema
Construção do TANGRAN.

2) Perfil dos alunos
A atividade foi realizada na Escola Municipal Professora Maria Marcília de Rezende na zona rural de Lagoa Dourada – MG com as turmas do 7º ano A e 7º ano B. As turmas são formadas por alunos com idades entre 11 e 14 anos. São alunos participativos, com bom nível de aprendizagem e uma boa disciplina.

3) Conceitos Matemáticos
Condição de existência de um triângulo; Ponto médio; segmento de reta; diagonal de um quadrado; perpendicular; construções geométricas; semelhanças; proporção.

4) Objetivos:                                 
Identificar os conceitos de polígonos e triângulos congruentes. Identificar transformações do plano que garantam a congruência entre um triângulo e a sua imagem. Comprovar a congruência de polígonos ou de triângulos em situações lúdicas.

5) Procedimento/Metodologia
Foram formados grupos de até quatro alunos e providenciados papel quadriculado, tesoura, cola, régua e canudos de refrigerante. Cada grupo tinha que recortar os canudos na medida indicada nas atividades e tentar construir triângulos com os canudos da forma em que achassem melhor. Cada aluno fez sua construção do TANGRAN no papel quadriculado, recortaram e juntaram com os demais componentes do grupo para o desenvolvimento da próxima atividade.

 6) Atividades
1) Verifique se é possível a construção de um triângulo cujos lados tenham por comprimento:
a) 13 cm, 9 cm e 3 cm.
b) 7,69 cm, 7,69 cm e 7,69 cm.
c) 3 cm, 4 cm e 5 cm.
d) 6cm, 6cm, 6cm.
e) Após as construções, podemos observar que existe uma relação entre as medidas dos lados para que seja possível a construção de um triângulo. Qual é esta relação?

2) a) Nesta Atividade, vamos continuar investigando os triângulos. Para tanto, providencie régua e papel quadriculado.
• Construa um quadrado de lado 15cm e nomeie seus vértices (ABCD).
• Trace a diagonal DB.
• Marque o ponto médio nessa diagonal e o nomeie (ponto médio O).
• Trace uma perpendicular a DB, passando pelos pontos O e A.
• Marque os pontos médios de DO (ponto médio M) e de OB (ponto médio N).
• Marque os pontos médios de DC (ponto médio P) e de CB (ponto médio Q).
• Trace o segmento PQ, marque o seu ponto médio e o nomeie de ponto médio R.
• Trace os segmentos PM, OR e RN.

b) Você conhece a figura que acabou de construir? Como ela se chama?

c) Essa figura é formada por quais outras figuras geométricas?
                               
3) Após a construção, providencie uma tesoura para a próxima etapa da Atividade.
a) Com o auxílio da tesoura, destaque as sete figuras geométricas do tangram.
b) Separe os triângulos.
c) Quantos triângulos MPD são necessários para formar um triângulo AOD?
d) Quantos triângulos NRO são necessários para formar um triângulo AOD?
e) Quantos triângulos BAO são necessários para formar um triângulo AOD?
f) Quantos triângulos PMD são necessários para formar um triângulo NRO?
g) Ao manipular as peças recortadas para responder os itens anteriores, o que você observou sobre os triângulos: PMD e NRO; e BAO e AOD?
7) Avaliação
A avaliação aconteceu durante todo o processo através de observações e da participação dos alunos durante as atividades e em geral foi uma atividade muito envolvente todos os alunos participaram efetivamente tanto na construção como na resolução das atividades propostas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário