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sábado, 20 de agosto de 2011

Aula 6 do AAA6- página 39


1) Tema
Sequência Numérica

2) Perfil dos alunos
A atividade foi realizada na Escola Municipal Professora Maria Marcília de Rezende na zona rural de Lagoa Dourada – MG com as turmas do 7º ano A e 7º ano B. As turmas são formadas por alunos com idades entre 11 e 14 anos. São alunos participativos, com bom nível de aprendizagem e uma boa disciplina.

3) Conceitos Matemáticos
Múltiplos:
Divisores:
Critérios de divisibilidade

4) Objetivos:
Observar as relações entre os números, estudando os múltiplos e os divisores.

5) Procedimento/Metodologia
As atividades foram passadas no quadro e os alunos, em sala de aula, fizeram as atividades propostas individualmente.

6) Atividades

Atividade 1
Vamos escrever algumas seqüências numéricas:
a) De 2 em 2 até 24.
b) De 3 em 3 até 24.
c) De 4 em 4 até 24.
d) Em cada seqüência, você pode observar que existe uma relação entre os números.Escreva o que observou.
e) Existem números que aparecem em todas as seqüências escritas?
f) O que estes números têm em comum?

Atividade 2
a) Escreva uma seqüência numérica, indo até 42, em que todos os números sejam divisíveis por 6.
b) Destaque na seqüência todos os números que são divisíveis por 2.
c) Agora faça o mesmo com os que são divisíveis por 3.

Atividade 3
a) Escreva outra seqüência numérica em que todos os números sejam divisíveis por 6.
b) Observe se todos os números da seqüência são divisíveis por 2 e por 3.
c) Qual é o critério para que um número seja divisível por 6?

Atividade 4
Discuta com os seus colegas de turma sobre os critérios de divisibilidade. Peça ajuda a seu professor e elabore um pequeno texto sobre eles (lembre-se de destacar alguns exemplos).

7) Avaliação
A atividade foi aplicada para a turma do 7º Ano como uma atividade de revisão. Na primeira atividade todos os alunos acharam as questões fáceis, pois era só completar sequência. Na segunda atividade houve algumas poucas dúvidas quanto ao enunciado, a respeito da palavra divisível. Na terceira atividade também não houve dúvidas e na quarta atividade muitos alunos não se lembravam dos critérios de divisibilidade e fizemos esta atividade juntos.





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