Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Atividade nº 13 do TP1- página 82

Atividade nº 13 do TP1- página 82
1) Tema
Pesquisando o consumo de ferro na nossa alimentação
2) Perfil dos alunos
O trabalho foi realizado na Escola Municipal Maria Marcília de Rezende na zona rural de Lagoa Dourada – MG com as turmas do 7º ano A e 7º ano B. As turmas são formadas por alunos com idades entre 11 e 14 anos. São alunos participativos, com bom nível de aprendizagem e uma boa disciplina
3) Conceitos Matemáticos
Construção de tabelas e gráficos:
Operações com números decimais:
Unidades de medida:
Média e estimativa:
4) Objetivos:
Possibilitar que os alunos se apropriem da importância do consumo de ferro para combater a anemia, a quantidade necessária diária de acordo com a idade do aluno e de seus familiares.
Combinar os alimentos de forma a ter uma alimentação saudável e saborosa atingindo seu nível mínimo diário de ferro.
5) Procedimento/Metodologia
Apresentação do texto sobre “ A importância do ferro à mesa”. Discussão a respeito do texto ( coletivo).
Realização das atividades propostas em sala de aula (duplas)
Pesquisa sobre a alimentação familiar, o custo dessa alimentação de acordo com a quantidade necessária para o consumo de ferro, pesquisa sobre casos de anemia na família de cada aluno (individual)

6) Atividades
Construa um gráfico com as informações da tabela, idade x quantidade de ferro:
Construa um gráfico com as informações da tabela, alimentos x quantidade (100g)
Quanto você deveria consumir destes produtos, combinando-os da melhor forma possível, para ingerir a dose mínima diária de ferro?
Quanto cada membro da família deve consumir desses produtos diariamente, considerando suas idades?
Investigando os preços desses produtos no comércio local e a quantidade necessária para toda sua família durante todo um mês: quanto isso pesa no orçamento familiar?
Que tipo de alterações deveriam ser feitas na merenda escolar para que a escola pudesse garantir essa ingestão mínima diária?

7) Avaliação
A avaliação aconteceu durante todo o processo através de observações e da participação dos alunos e discussão das atividades propostas. As atividades propostas para sala de aula foram realizadas sem maiores problemas, mas as atividades para casa, nem todos os alunos realizaram.


Um comentário: