1) Tema
A Matemática na linha do tempo
2) Perfil dos alunos
O trabalho foi realizado na Escola Municipal Maria Marcília de Rezende na zona rural de Lagoa Dourada – MG com as turmas do 7º ano A e 7º ano B. As turmas são formadas por alunos com idades entre 11 e 14 anos. São alunos participativos, com bom nível de aprendizagem e uma disciplina razoável.
3) Conceitos Matemáticos
Construção de tabelas:
Reta numérica:
Números Romanos:
Ordem de Grandeza:
Escala:
4) Objetivos:
Desenvolver o uso de grandes números articulados à noção de grandes intervalos de tempo e de grandes distâncias.
Conhecer fatos relevantes da História da Matemática, associando – os a épocas históricas:
5) Procedimento/Metodologia
Apresentação da música de Raul Seixas “Há dez mil anos atrás”. Cada aluno tinha uma cópia da letra da música, todos acompanharam e cantaram junto à música. A ideia principal era passar o vídeo da música, mas devido a um problema com a multimídia e o prazo das atividades ouvimos em um som, o que deu certo também.
Apresentação do texto sobre “ O Tempo histórico” retirado do TP4.
Realização das atividades propostas em sala de aula (duplas)
6) Atividades
Atividade 1
Nos 2.000 anos que o personagem viveu depois de Cristo, você saberia descrever o que
ele viu ou o que soube?
Pesquise fatos significativos (também na Matemática) ocorridos nesses
20 séculos e organize-os em uma tabela, como mostrado a seguir:
Fato histórico | Período | Século correspondente |
Independência do Brasil | Entre 1800 e 1900 | XIX |
Uma observação: os anos a partir do nascimento de Cristo são chamados de anos da era cristã ou da nossa era. Eles podem vir, ou não, seguidos de d.C., que significa depois de Cristo.
Atividade 2
a) Fazendo cada século corresponder a uma mesma medida de comprimento, construa
uma reta do tempo para o período entre 8.000 a.C. e 2.000 d.C. Ponha letras ou números
na reta, indicando em uma lista o significado de cada um, ou seja, dos fatos
significativos que ocorreram em cada século.
b) Se você tivesse usado para cada ano a medida de segmento que usou para um século,
qual medida teria o segmento do período todo?
7) Avaliação
A avaliação aconteceu durante todo o processo da atividade, com observações com relação à participação, desenvolvimento e comportamento durante a realização das atividades propostas. Os alunos no inicio da atividade se questionaram “ O que a História tem haver com a Matemática?” Com o decorrer das atividades eles foram relacionando fatos históricos e científicos com a reta numérica e foram descobrindo que tem muita coisa haver e desenvolveram sem grandes dificuldades as atividades propostas. Foi uma atividade muito interessante relacionar a Música com a História e a Matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário