Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Atividade do AAA4- página 39

1) Tema
O jogo de xadrez e as potências

2) Perfil dos alunos
O trabalho foi realizado na Escola Municipal Maria Marcília de Rezende na zona rural de Lagoa Dourada – MG com as turmas do 7º ano A e 7º ano B. As turmas são formadas por alunos com idades entre 11 e 14 anos. São alunos participativos, com bom nível de aprendizagem e uma disciplina razoável

3) Conceitos Matemáticos
Potências:

4) Objetivos:
Vivenciar e compreender situações-problema envolvendo propriedades e cálculos com potências.

5) Procedimento/Metodologia
Apresentação do texto “Os números e seus mistérios” – página 39 do AA4        ( versão do aluno )
Realização das atividades propostas em sala de aula (duplas).
Como não tínhamos calculadoras científicas para todos os alunos, algumas casas  foram deixadas apenas em forma de potências e fizemos os cálculos de outras casa menores em calculadoras comuns.

6) Atividades
Atividade 1
a) Descreva a quantidade de grãos de trigo para as primeiras cinco casas.
Primeira casa:____________________________________________
Segunda casa:___________________________________________
Terceira casa:____________________________________________
Quarta casa:_____________________________________________
Quinta casa:_____________________________________________
b) Analise os números da Atividade anterior quanto a regularidades e irregularidades
entre eles.

c) É possível escrever os números do item “a” como potências de 2? Justifique.

Atividade 2

a) Expresse, usando potência de 2, os números referentes às seguintes casas:

10a casa:_________________________________________________
17a casa:_________________________________________________
38 a  casa:________________________________________________
48 a  casa:________________________________________________
58 a  casa:________________________________________________
60 a  casa:________________________________________________

b) Para efetuar cálculos de potências, podemos fazer uso da calculadora, o que facilitará
e dinamizará as operações. Usando uma calculadora simples, faça os seguintes cálculos
da Atividade anterior:

10 a casa: =________=____________
17 a  casa: =________=____________

c) Você sabia que, além da calculadora simples, temos a calculadora científica? Peça
ajuda a seu professor, a amigos e a familiares e, de posse de uma calculadora científica,
faça os seguintes cálculos:

38 a  casa: =________=____________
48 a  casa: =________=____________
58 a  casa: =________=____________
60 a  casa: =________=____________

7) Avaliação
A avaliação aconteceu durante todo o processo da atividade, com observações com relação à participação, desenvolvimento e comportamento durante a realização das atividades propostas. Foi uma atividade muito tranquila de trabalhar em sala de aula. Os alunos fizeram sem dificuldades e teve duração de duas aulas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário