Lagoa Dourada, 19 de julho de 2011
No encontro do Gestar II desta semana estudamos a unidade 22 do TP6 – Migração – a busca do sonho.
Objetivos:
Seção 1
- Observar o comportamento de fenômenos do mundo real, especificamente com relação aos movimentos migratórios no Brasil.
- Resolver uma situação-problema, representando, em um sistema de coordenadas cartesianas, algumas situações vivenciadas por uma família de migrantes em uma nova cidade.
- Representar, em um sistema de coordenadas cartesianas, a localização de pontos no plano.
- Observar o mapa do Brasil e identificar o sistema de coordenadas presentes neste.
- Repensar sobre a necessidade da leitura de mapas, plantas e guias representativos de diferentes espaços.
Seção 2 – Construção do conhecimento matemático em ação -
- Ressignificar o conceito de sistema de coordenadas cartesianas – noções de paralelismo e perpendicularismo.
- Representar e localizar pontos no plano cartesiano.
- Interpretar a posição e o deslocamento no plano.
- Movimentar uma figura no plano por meio de reflexões, translações.
- Desenvolver croquis com o auxílio de régua e compasso.
- Utilizar instrumentos geométricos na construção de retas perpendiculares.
- Compreender o conceito de posição relativa de retas a partir da noção de ângulo reto.
- Aplicar o Teorema de Pitágoras.
- Resolver situação-problema aplicando o conhecimento sobre múltiplos e divisores.
Reunimo-nos na sala do Gestar II onde fizemos a leitura dos textos referente a unidade 22 e resolvemos algumas atividades referentes a seção 1 e seção 2 desta unidade. Escolhemos uma atividade para trabalharmos em sala de aula com nossos alunos
( Atividade 5,9,10 e 11 da seção 2 ) a atividade 5 foi adaptada a um mapa da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário