MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
GESTAR II – MATEMÁTICA
MUNICÍPIO DE LAGOA DOURADA - MG
ESCOLA MUNICIPAL ANGELINA MEDRADO
ESCOLA MUNICIPAL Prof.ª MARIA MARCÍLIA DE REZENDE
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
2011
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
GESTAR II – MATEMÁTICA
MUNICÍPIO DE LAGOA DOURADA - MG
ANTÔNIO RESENDE BORGES
EDILAMAR RODRIGUES DE MELO MACIEL CAMPOS
FERNANDO ROBERTO DE ANDRADE
JOSÉ ANDRADE DA FONSECA
ROMILDA MARIA DE RESENDE DINIZ
ROSANGELA M. D. R. PACHECO
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
2011
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
1. Problemática:
A era industrial, o aumento do poder aquisitivo e a mudança do perfil do consumidor, dobraram a produção de lixo, derivados da compra de produtos industrializados. São toneladas de embalagens de todos os tipos; plástico, vidros, papéis, pneus, fraudas descartáveis, baterias, etc. De tudo que compramos cerca de 40% é lixo: são embalagens, embrulhos e sacolas que vão direto para a lixeira. Segundo estatísticas, produzimos no Brasil 240mil toneladas de lixo por dia. Esta insustentabilidade se apresenta como um fator de risco, que ameaça, não somente a vida do homem, mas de todas as formas de vida que habitam a Terra. O grande desafio das atuais gerações é traçar um novo caminho rumo a um futuro sustentável. A proposta deste projeto consiste em conscientizar a comunidade escolar da educação ambiental que constitui um processo educativo, cuja finalidade é desenvolver instrumentos pedagógicos e ampliar a prática educativa para que o homem viva em harmonia com o meio ambiente. Sendo assim, este projeto é entendido como uma estratégia de ensino-aprendizagem, na qual os alunos transformam problemas de realidade em problemas matemáticos através da investigação / ação, possibilitando trazer a realidade para a sala de aula, abordando problemas que estão relacionados ao cotidiano dos alunos, viabilizando a interação da matemática na sala de aula com aquela existente na realidade.
2. Fundamentação teórica:
A matemática, por sua vez, representa uma ferramenta de grande importância aliada ao estudo da ecologia, visto que possibilita maneiras eficientes e objetivas de organização, descrição e interpretação de dados ecológicos e também se converte num processo criativo que constitui um intercâmbio e situações cotidianas e da consciência de valores culturais. [ ...] a Matemática deve ser compreendida como uma parcela do conhecimento humano essencial para a formação de adolescentes que contribui para a construção de uma visão de mundo, para ler e interpretar a realidade e para desenvolver capacidades que deles serão exigidas ao longo da vida social e profissional (CBC,2008). O projeto será desenvolvido na escola, com os alunos e fazendo interação com a comunidade escolar e esses aprenderão a selecionar e separar os diversos tipos de lixo, o material que deverá ser reciclado, a importância de preservar plantas e árvores para melhor qualidade do nosso ar.
3. Objetivos gerais:
Ø Compreender a responsabilidade social associada à aquisição e ao uso do conhecimento matemático, sentindo-se mobilizado para diferentes ações que envolvam seu interesse voltado para o consumo sustentável.
Ø Compreender os fatos naturais e humanos referentes a essa temática, desenvolver suas potencialidades e adotar posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com seu meio, colaborando para que a sociedade seja ambientalmente sustentável e socialmente justa; protegendo, preservando todas as manifestações de vida no planeta; e garantindo as condições para que ela prospere em toda a sua força, abundância e diversidade. Criar formas adequadas de coleta e destino do lixo, reciclagem e reaproveitamento de materiais.
4. Objetivos específicos:
Matemática:
Ø Resolver problemas que envolvam números racionais;
Ø Reconhecer unidades de medida ( massa, volume, área e tempo);
Ø Construir e interpretar tabelas e gráficos ( barras, colunas e setores);
Ø Calcular porcentagens;
Ø Resolver situações- problema envolvendo temas relacionados com a sustentabilidade.
Português:
Ø Trabalhar as inúmeras leituras possíveis de textos orais e escritos, explicitando os vínculos culturais, as intencionalidades, as posições valorativas e as possíveis ideologias sobre meio ambiente contidas nos textos;
Ø Gramática;
Ø Trabalhar a interpretação dos textos referentes a sustentabilidade.
Geografia:
Ø Trabalha as paisagens (lugar e espaço);
Ø Compreender as coordenadas geográficas, escalas, fusos horários, latitude e longitude, relevo, hidrografia e biosfera;
Ø Conhecer o espaço onde é depositado o lixo de nosso município, bem como, comparar com as usinas de reciclagem das cidades da região ( Coronel Xavier Chaves ).
História:
Ø Surgimento do Homem;
Ø Viagens marítimas;
Ø Colonização;
Ø Governos atuais;
Ø Globalização.
Ciências:
Ø Pesquisar sobre desenvolvimento e sustentabilidade;
Ø Discutir sobre: aquecimento global, chuva ácida, buraco na camada de ozônio,
Ø extinção de espécies, poluição, desmatamento e queimadas;
Ø Trabalhar a coleta seletiva nas escolas;
Ø Discutir sobre o impacto ambiental do lixo jogado a céu aberto;
Ø Pesquisar o tempo de decomposição de alguns materiais ( plástico, vidro, pneu, etc. );
Ø Realizar oficinas com materiais recicláveis.
Educação Física:
Ø Desenvolver conteúdos relativos aos cuidados com o seu corpo e o corpo do outro;
Ø Enfatizar a importância de uma alimentação saudável;
Ø Trabalhar conceitos ao respeito às regras coletivas.
Artes:
Ø Construir brinquedos com garrafas descartáveis;
Ø Confeccionar porta retratos, cadernos e agendas com papel reciclável.
5. Metodologia:
Ø Conversa dirigida em sala de aula com os alunos sobre sustentabilidade e suas possíveis formas de abordagem na Matemática;
Ø Visita à Usina de Reciclagem na cidade de Coronel Xavier Chaves, em que os alunos vão registrar em fotografias as situações e relatar em uma redação;
Ø Visita ao bairro da escola para observar os lixos que são depositados nas ruas, calçadas e lotes vagos;
Ø Apresentação de uma palestra com os profissionais da EMATER, que terá como tema principal, atitudes dos agricultores com relação ao lixo tóxico e também não tóxico;
Ø Localização geográfica do depósito de lixo e estudo do mapa da cidade;
Ø Com base no volume de lixo produzido no município, solicitação aos alunos de um levantamento da quantidade de resíduos gerada em suas residências diariamente e posteriormente, construções de tabelas e gráficos a partir destes dados;
Ø Pesquisa sobre o tratamento do lixo em Lagoa Dourada;
Ø Situações-problema envolvendo razão, proporcionalidade e porcentagens;
Ø Pesquisa para construção de tabelas e gráficos com alguns materiais e seus respectivos tempos de decomposição;
Ø Construção de uma maquete da Usina de Reciclagem a partir de fotos e relatórios;
Ø Separação dos vários tipos de lixo a fim de implantar a coleta seletiva em nossas escolas;
Ø Realização de oficinas com materiais recicláveis;
Ø Confecção de folders educativos com relação a responsabilidade de cada um em relação ao lixo produzido na escola.
6. Recursos Materiais:
Ø Máquina digital, máquina de filmar, celulares;
Ø Internet;
Ø Placas de isopor;
Ø Mapa da cidade;
Ø Cartolina, tesoura, cola;
Ø Canetinhas coloridas;
Ø Pincel e tintas guaxe;
Ø Apostilas, folders;
Ø Livros e revistas.
7. Cronograma:
O projeto será desenvolvido no período de outubro a dezembro durante as aulas dos professores envolvidos.
Outubro:
Ø Levantamento do problema do meio ambiente, principalmente de como é tratado o lixo em Lagoa Dourada e na região da zona rural;
Ø Realização da palestra educativa com os profissionais da EMATER;
Ø Visita à Usina de reciclagem em Coronel Xavier Chaves;
Ø Elaboração de tabelas e gráficos dos dados levantados;
Ø Desenvolvimento das atividades em sala de aula.
Novembro:
Ø Visita ao bairro da escola;
Ø Atividades envolvendo reciclagem;
Ø Confecção de cartazes em cartolina;
Ø Desenvolvimento das atividades em sala de aula.
Dezembro:
Ø Elaboração de dados estatísticos ( organização dos dados em tabelas ) para exposição na escola;
Ø Exposição dos trabalhos realizados;
Ø Confecção dos folders educativos;
Ø Conclusão do projeto.
8. Equipe de trabalho:
Professores das Escolas Municipais Angelina Medrado e Professora Maria Marcília de Resende das respectivas áreas:
Ø Matemática;
Ø Português;
Ø História;
Ø Geografia;
Ø Ciências;
Ø Educação Física;
Ø Artes.
9. Avaliação:
Serão considerados atingidos os objetivos se os alunos demonstrarem interesse pelas atividades, mudando sua postura frente as questões do meio ambiente, bem como demonstrarem conhecimento dos temas abordados no projeto através de auto-avaliação e o registro do acompanhamento das demais atividades desenvolvidas no projeto.
10. Bibliografia
Dias, G. F ( 1994).” Educação ambiental” : Princípios e práticas 3º Ed. São Paulo:
Jacobi, P.R. (1998).“Educação ambiental e cidadania”. Reflexões e experiências.São Paulo: Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Gadotti, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
Barros, Maria de Lourdes Teixeira, 1966 – Educação ambiental no cotidiano da sala de aula: um percurso pelos anos iniciais / Maria de Lourdes Teixeira Barros – Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 2009.
Monteiro, Alexandrina, A matemática e os temas transversais, Geraldo Pompeu Jr. São Paulo: Moderna, 2001.
Dias, Geraldo Freire, 1949- Atividades interdisciplinares de educação ambiental- 3ed – São Paulo: Global, 1997.
Souza, Enio Resende de Manejo integrado de bacias hidrográficas. Belo Horizonte: EMATER – MG, 2003.
Ecologia em debate- Marcia Kupstas- São Paulo: Moderna, 1997, Coleção debate na escola.
CBC, 2008.
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